O lugar:
Não há identificação na fachada, e a casa atende apenas com reserva. O salão estreito tem decoração discreta e um imponente balcão, frequentado por habituês.
A proposta:
Jun Sakamoto só atende clientes no balcão, onde serve o omakassê, sequência com até 16 tipos de niguiris (sushis moldados a mão). No ato da reserva, confirme os horários em que ele estará trabalhando. Nas mesas é possível pedir pratos do cardápio ou também optar pelo omakassê – nesse caso, a cargo de outro sushiman.
As receitas:
Atum em crosta de gergelim com redução de balsâmico (do cardápio à la carte); e os niguiris impecáveis, com peixes e moluscos reluzentes, servidos no omakassê e escolhidos de acordo com a disponibilidade do mercado.
O chef:
Paulista de Presidente Prudente, Jun trabalhou, por um tempo, em restaurantes de Nova York. Após a morte de Takatomo Hachinohe, substituiu o lendário sushiman no extinto Komazushi, em São Paulo.
Saiba mais:
Antes de servi-los, o sushiman besunta os niguiris com um shoyu artesanal, produzido na casa. Assim, evita que uma dose a mais do molho mascare o sabor dos outros ingredientes. Ao comer, dispense o hashi e leve os delicados sushis à boca com as mãos.
Fonte: Guia Duas Rodas