Hoteis investem em marketing olfativo

Mais Notícias

Memória olfativa nas redes hoteleiras

Mesmo em meio à crise, o Marketing Olfativo, inserido nas grandes redes hoteleiras, está dentre os segmentos que mais crescem no país.

Com o intuito de aromatizar os espaços para que os hóspedes sintam-se em casa, os hotéis aproveitam para contratar empresas especializadas em criação de fragrâncias exclusivas, como a Airsense, para criarem seu próprio “cheirinho” e assim, unindo o útil ao agradável, agregar a “memória olfativa” nos clientes.

O Marketing Olfativo, cada vez mais recorrente em campanhas publicitárias, objetiva a criação de um vínculo emocional entre clientes e a marca. Beneficiando ainda mais os hotéis e demais estabelecimentos, a Airsense, uma das empresas do segmento no país, inclui em suas fórmulas tecnologias capazes de eliminar mofo, bolor e gordura. “Os hotéis precisam dessas fórmulas, pois a tendência dos quartos é ficarem com aquele cheiro de fechado, de mofo. Nós, além de tirarmos esse problema, oferecemos uma fragrância exclusiva, criada em cima do briefing que nos é apresentado, fazendo com que o hotel crie sua identidade olfativa”, explica Rodrigo Mattoso, diretor da Airsense.

Toda a criação de fragrâncias depende do ambiente em que serão utilizadas. Bons exemplos são hotéis em lugares frios, no qual sugere-se notas fugère, proporcionando sensação de proteção e aquecimento. Já em estabelecimentos à beira mar, recomenda-se notas florais verdes, frescas e ozônicas, pois propicia frescor, descontração e leveza.

Outras notas importantes na elaboração de fragrâncias no ramo hoteleiro:

  • Florais cítricos: notas modernas, sensação de frescor e unissex (agrada todo tipo de público, hóspedes);
  • Amadeiradas: transmitem sofisticação, aconchego e segurança;
  • Cítricos com fundos ambarados: propagam a sensação de proteção com o frescor do cítrico.

Outro fator importante para a boa aromatização de ambientes é o difusor do produto. O tipo adequado depende do tamanho do espaço. Em locais amplos, podem ser instalados na rede de ar condicionado de hotéis e afins. Em espaços médios, são estrategicamente camuflados e customizados junto à decoração. Por fim, para espaços reduzidos, servem de peças ornamentais, valorizando o espaço.

Curiosidades e dados

  • Poucas pessoas sabem, mas nosso nariz afeta 75% das nossas emoções diárias. Esse órgão que muitos acham “insignificante”, detecta até 350 mil produtos químicos diferentes.
  • Após o ambiente ter sido perfumado com óleo essencial de limão, empresas obtiveram uma redução de 54% nos erros ortográficos. (Russell Brumfield – Brisa)
  • Um experimento em uma loja de moda mostrou que as vendas duplicaram após perfumarem os provadores femininos com aroma de baunilha (Martin LIndstrom – Comprologia)
  • Frangrâncias podem aumentar fatores positivos como felicidade, sensualidade, relaxamento e disposição. (Gary E. Schwartz (Universidade Yale)

Divulgação: MCAtrês Assessoria em Comunicação e Marketing

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Latest Recipes

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

- Advertisement -spot_img