Na Barra da Tijuca-RJ, um espaço que foi buscar inspiração em Portugal

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Logo na entrada, há uma Kombi — estilizada — onde são vendidos pastéis. Ao atravessar a porta principal, percorre-se uma área repleta de bancas com frutas, verduras e legumes frescos, trazidos diretamente de fazendas de Minas Gerais e do Espírito Santo.

Alguns passos mais à frente, barracas que servem tapioca, coxinha de jaca e queijo típico mineiro dividem espaço com uma cervejaria artesanal, que é vizinha de alguns restaurantes badalados. Sorria, você está no mais novo ponto comercial da Barra, um lugar com clima de feira, inspirado no Mercado da Ribeira, em Lisboa. Instalado numa área de 6.500 metros quadrados, numa construção de dois andares com claraboias, o Mercado de Produtores fica dentro do Shopping Uptown. A partir de quinta-feira, o novo espaço estará de portas abertas, com um cardápio diversificado, que incluirá shows, cursos, palestras, exposições e muita degustação.

Tendência no exterior
Segundo o idealizador do mercado, o empresário Schalom Grimberg, tudo ali foi pensado para que o cliente tenha a experiência de fazer compras de maneira informal, só que com o conforto e a infraestrutura de um shopping center. No local, há banheiros, elevador e um sistema de refrigeração que deve ser instalado em breve. Ilhas de mesas e cadeiras, espalhadas pelo prédio, foram posicionadas para criar áreas de convivência no espaço, que fica na Avenida Ayrton Senna 5.500.

— Abrimos o Uptown com a intenção de que ele seja uma espécie de centro de bairro, com um tipo de comércio da barriga no balcão, com preços melhores. O que estava faltando ali era um grande polo de alimentação, mas queríamos que fosse algo que funcionasse como um centro de distribuição de produtos. Isso já é uma tendência no exterior, onde até os grandes magazines, como a Galeria Lafayette, em Paris, e a londrina Harrod’s, têm mercados — diz Schalom Grimberg.

Quem for ao novo mercado vai encontrar por lá alguns distribuidores que já atuam há anos na Ceasa, em Irajá, como os Irmãos Puiatti, e no Cadeg, em Benfica, como o restaurante La Parrilla del Mercado, que começa a servir na próxima semana.

Rodrigo Puiatti, um dos sócios da casa que leva seu sobrenome, conta que desde o evento Degusta Mercado de Produtores, que aconteceu em dezembro já na Barra da Tijuca, a sua Quitanda dos Produtores vem conquistando clientela. Diariamente, ele leva ao mercado frutas, verduras e legumes cultivados em suas fazendas em Barbacena, em Minas, e Venda Nova, no Espírito Santo. Há 20 anos instalado na Ceasa, onde seus clientes são, principalmente, grandes redes de supermercado, ele acredita que encontrou no novo ponto na Barra uma maneira de atender de forma mais personalizada alguns chefs e donos de restaurantes da região, com vendas no atacado. Além disso, ele quer conquistar o público em geral.

— Estamos há 20 anos na Ceasa. Um dia, eu estava no boxe e vi umas vans de restaurantes da Barra e do Recreio que compravam com a gente. Eles eram meus clientes há quatro anos e eu nem sabia. Aqui eu consigo atender parte desta clientela de forma mais confortável para eles, porque temos flexibilidade de horário e estacionamento — explica.

Restaurante com fila de espera
Um dos primeiros a apostar no mercado foi o chef Luís Andres Barcia Junior, um dos sócios do La Plancha, restaurante especializado em frutos do mar que havia fechado em 2015. Decidido a reabrir a casa em algum local da Barra da Tijuca, Luís estava prestes a assinar contrato com um shopping quando soube do projeto do mercado. O novo La Plancha foi inaugurado em 24 de dezembro passado e, apesar do clima de “soft opening” da vizinhança, nos fins de semana vem tendo até fila de espera na porta.

— Este ponto combinava mais com o restaurante. Já estamos aqui desde dezembro e o movimento está ótimo. Já estamos em obras para construirmos um deque na área externa, onde serviremos peixe na grelha com cerveja. E minha avó e meu pai vão abrir aqui nos fundos uma peixaria, de onde traremos os pescados — conta Luís, que também vai abrir por lá o Armazém Nordestino, especializado em comida da Região Nordeste.

A peixaria da família de Luís Andres Barcia Junior será uma das três que funcionarão, em breve, no novo mercado da Barra:

— Teremos uma grande diversidade. Há desde casas especializadas em comida japonesa, como o Benkei, até cervejarias, como a Tio Ruy. Sem falar nos pequenos empreendedores, como o Delícias da Canastra, que vende queijos, doces, embutidos e outras iguarias trazidas de Minas Gerais — comenta Schalom Grimberg.

Para a comerciante Andreia Familia de Almeida, abrir um estande no mercado é a oportunidade atualizar o negócio. Há cinco anos, ela e o marido ganham a vida vendendo tapioca numa barraca de rua no bairro de Del Castilho, na Zona Norte. Agora, decidiram apostar no novo ponto comercial, onde abriram o Crepioca.

— Sem dúvida, é uma oportunidade de crescer num ponto fixo, com uma clientela variada. Estamos muito confiantes. Ele vai continuar na barraquinha de rua, e eu vou ficar aqui — explica ela, que prepara crepe, tapioca e crepioca — uma mistura de tapioca com ovos — em versões com mais de 20 recheios.

Funcionando desde janeiro, o Açougue Vegano já ganhou fama por causa dos seus produtos, que seguem os preceitos das culinárias vegana e vegetariana. Entre os destaques, a coxinha de jaca, carro-chefe da loja. Já o espaço Relíquias do Brasil, mistura de bar, museu e antiquário, já virou point. Nos fins de semana, o estabelecimento costuma realizar feiras de antiguidade na rua lateral ao mercado, no Bloco 10.

Três semanas de festa
Para o presidente da Câmara Comunitária da Barra, Delair Dumbrosck, os novos empreendimentos do Uptown vão ao encontro das necessidades de consumo dos moradores do bairro:

— Ainda não fui conhecer o mercado, mas já visitei o shopping. Quando estive lá, vi muita gente comprando objetos que antes teriam que ir buscar em lojas do Centro do Rio. Uma moradora foi lá comprar forminhas de doce, por exemplo.

Para marcar a inauguração do mercado produtor, os clientes serão recebidos com festa, durante três semanas: a programação especial será entre os dias 16 de março e 2 de abril. Haverá shows, cursos, palestras, degustação e muitas barraquinhas.

Transformação
Para o engenheiro carioca Schalom Grimberg, de 61 anos, a Barra da Tijuca há muito tempo deixou de ser um bairro para se transformar numa cidade, que precisava de um centro com ruas, esquinas e comércio mais popular, num cenário a céu aberto e com segurança. Morador da região há três décadas, Grimberg é um dos sócios do Uptown e acredita que o espaço tem vocação para ser este lugar dos sonhos:

— Fomos pesquisar lojas em grandes centros comerciais populares, como Saara, Vigário Geral e os calçadões de Campo Grande e Caxias, e trouxemos para cá algumas das grandes marcas de atacado, como a Caçula, a Dimona e o Atacadão Posto 13. Muita gente que antes precisava se deslocar para comprar barato, agora pode comprar aqui.

Grimberg acredita que o mercado combina com a nova realidade da economia brasileira:

— Passado o pior da crise econômica, o país terá uma mudança de realidade, o comportamento de consumo será outro. É hora de começar a adaptar os negócios a este novo momento. Acredito que temos que encontrar modelos mais viáveis, inclusive no mercado imobiliário.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Especialidade: Nos dias 18 e 25 de março e em 1º de abril, às 13h, o chef Junior Gonzales , especialista em frutos do mar, vai apresentar algumas de suas receitas.

Mão na massa: Dias 19 e 26 de março, às 13h, haverá aula de produção de pães artesanais, com degustação.

Show: Nos dias 18, 19, 25 e 26 de março e nos dias 1º e 2 de abril, sempre às 18h, haverá apresentações da “Banda do Mercado”, encerrando o evento.

Receita: No dia 1º de abril, às 14h30m, o chef Marcelo Barcellos será um dos convidados da festa. Ele vai mostrar ao público como se faz uma salada tropical.

Hortas Caseiras: No próximo dia 25, às 17h, e no dia 2 de abril, às 14h30m, o Instituto Moleque Mateiro, que promove ações de educação ambiental, vai ensinar a plantar uma horta.

Enologia: Nos dias 19 e 25 de março, às 16h, e em 1º de abril, às 17h, o público poderá participar de um bate-papo sobre vinhos com o especialista Lauro Carvalho.

Fonte: O Globo/Extra

Foto por: Simone Candida/O Globo

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