Brasileiro adora café. Não à toa, a bebida é a segunda mais consumida no País, segundo a Associação Brasileira da indústria de café (Abic). Mais: de acordo com dados da Euromonitor, o café está presente em mais de 80% dos lares brasileiros.
Tamanha importância foi digna de homenagem, o dia 14 de abril, Dia Internacional do Café. Com diferentes sabores e aromas, o grão está cheio de curiosidades, principalmente no seu preparo. Como aprender nunca é demais, confira abaixo dez ensinamentos da Electrolux sobre a bebida que faz parte da cultural brasileira.
1. Torra e moagem: a torra do grão deve ser recente para potencializar o sabor, portanto, moer na hora é o mais indicado. A dica é comprar o grão em pequenas quantidades para consumi-lo o mais fresco possível.
2. Na cafeteira elétrica: em geral, o ideal são cerca de seis a oito colheres (sopa) de café para um litro de água, o que varia com a preferência de cada um.
3. Validade: após torrado e moído, o café perde rapidamente a cremosidade e o sabor. Quando embalado e armazenado adequadamente, conserva as características por um período de até quatro meses após sua fabricação.
4. A água: deve ser fresca e pura. Prefira filtrada ou mineral, para evitar a adição de produtos que possam alterar o sabor do café, como flúor ou cloro. “A Cafeteira Expressionist CMP60 da Electrolux possui o filtro de água especial de carvão ativo PureAdvantage™ que torna a água mais pura, proporcionando um sabor especial ao café”, afirma Flamarion Pirtouscheg, gerente de produtos da marca.
5. O frescor da bebida: 20 minutos após o preparo, o cafezinho começa a oxidar, deixando o gosto levemente amargo.
6. Dispense o café antigo: jamais misture a bebida já preparada sobre o pó (novo) para renová-la. O café ficará áspero e amargo.
7. Embalagem: ela preserva o máximo do sabor e frescor do café. As mais adequadas são a vácuo, que impedem que o pó sofra alteração ou perca o aroma.
8. Como armazenar em casa: o café é um produto extremamente perecível e sensível ao oxigênio, à luz e às altas temperaturas. A melhor forma de conservá-lo, seja em grãos ou moído, é mantê-lo no próprio pacote e armazená-lo em local fresco, para que seus ricos óleos e aromas não sejam perdido instantaneamente.
9. Café gourmet: para os amantes, prefira o grão tipo Arábica, considerado uma das melhores opções. Maior e mais maduro, produz bebidas saborosas. Fique atento aos grãos pequenos, com defeitos ou esverdeados. Eles favorecem uma bebida de qualidade inferior, que pode ter característica azeda ou amarga.
10. Curiosidade: o café coado apresenta um teor de cafeína mais alto que o expresso. Isso porque a água fica por mais tempo em contato com o café quando coado, extraindo mais cafeína.
Cafeteira Expressionist CMP60: para um café mais puro
Excelente para quem aprecia café gourmet. Com jarra térmica, painel em LCD HighContrast™ e função programável, permite programar o café com até 24 horas de antecedência. Para os paladares mais refinados, possui a tecnologia de preparação ProBrew™ e o sistema AromaStrength™, que regulam a intensidade da bebida de acordo com o gosto de cada um. Além disso, possui filtro de água de carvão ativo PureAdvantage™ (proporciona um café de aroma envolvente, mais saboroso e puro).
Cafeteira Love Your Day Collection CMM20: praticidade e sabor
Com design moderno possui jarra de vidro refratária resistente ao calor com capacidade total de 1,5 litros, o equivalente a 30 cafezinhos. Conta com desligamento automático, garantindo mais economia e segurança para o consumidor. Para evitar sujeira e respingos de café na placa aquecedora, o produto tem sistema corta pingos, que garante mais autonomia ao servir a bebida, pois pausa o preparo de café caso o consumidor queira experimentá-lo antes. Possui indicador do nível de água transparente, suporte para filtro removível e local para armazenar cabo elétrico (prática até para guardar).
SAC Electrolux Eletroportáteis: (41) 3340-4321
Divulgação: Burson-Marsteller Brasil