É verdade que, para sermos contratados para qualquer cargo, em qualquer empresa, precisamos de uma série de competências – entre elas, qualificações curriculares que são compatíveis com as exigências do empregador e sejam compatíveis com a vaga.
Mas com a diminuição das vagas de emprego, além do aumento do desemprego e da crise político-econômica que o País atravessa, preencher os requisitos para uma vaga têm ficado cada vez mais complexo.
Então, o presidente da Inova Business School, Marcelo Veras, que entrevistou líderes de empresas sobre competências comportamentais e de gestão para a revista Você S.A., lista habilidades que são necessárias para o sucesso profissional.
Confira essas características a seguir:
1. Confiabilidade: Ter discurso e atitudes coerentes e adotar a mesma postura em relação às pessoas, quer elas estejam presentes ou não.
2. Autenticidade: Sentir-se confortável em sua própria pele e não tentar parecer o que não é. Deixar os outros à sua volta relaxados para se expressarem.
3. Ética e Moral: Conhecer e respeitar as regras dos ambientes em que se encontra e usar o mérito para alcançar os objetivos. Assumir a responsabilidade pelo que faz e por seus erros.
4. Gestão de erros: Encarar os erros com calma, sem ser muito duro ou displicente consigo mesmo. Saber quando desistir e quando persistir nos objetivos.
5. Autonomia e Proatividade: Fazer o trabalho sem precisar de cobranças e encontrar soluções para os problemas por vontade própria.
6. Empatia: Ser um bom ouvinte, colocar-se no lugar do outro e tomar decisões pensando no impacto sobre as outras pessoas.
7. Cultura geral e respeito à diversidade: Conhecer um pouco sobre diferentes culturas, religiões e orientações sexuais. Não tomar atitudes preconceituosas e conviver com a diversidade.
8. Visão sustentável: Entender a escassez de recursos e agir com responsabilidade em relação à sustentabilidade de suas decisões. Tomar decisões que visem a durabilidade do negócio.
9. Trabalho em equipe: Saber formar equipes com base em competências complementares e se comprometer com os resultados da equipe. Entender e aceitar que outros assumam papéis de liderança.
10. Visão inovadora: Estar sempre atualizado sobre as tendências, o futuro e seu impacto na sociedade e na sua área.
Por: Cozinhanet Marketing.