Engenharia De Segurança Do Trabalho (Bach)
Fonte: CozinhaNet
GRAU: Bacharel
ATUAÇÃO
É o ramo da engenharia responsável por prevenir riscos à saúde e à vida do trabalhador.
O engenheiro de segurança do trabalho:
– Tem a função de assegurar que o trabalhador não corra risco de acidentes em sua atividade profissional, sejam eles danos físicos ou psicológicos.
– Administra e fiscaliza a segurança no meio industrial, organiza programas de prevenção de acidentes, elabora planos de prevenção de riscos ambientais, faz inspeções e emite laudos técnicos.
– Assessora empresas em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando instalações e os materiais e processos de fabricação utilizados pelo trabalhador.
– Orienta a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das companhias e dá instruções aos funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção individual.
– Pode, ainda, ministrar palestras e treinamentos e implementar programas de meio ambiente e ecologia.
MERCADO DE TRABALHO
Por se tratar de um curso novo, ainda não há profissionais disponíveis no mercado. A primeira turma dessa graduação deve formar-se em 2009. Mesmo assim, trata-se de uma área que ganha cada vez mais destaque. Isso porque, além de contribuir para a imagem social da empresa, o investimento em segurança do trabalho eleva o padrão de qualidade dos produtos e melhora o desempenho do trabalhador.
Por causa dos processos de qualidade, há mais espaço nas áreas de produção, mineração e indústrias, setores que têm dado mais atenção ao tema. Os concursos públicos também são boas opções. Nos últimos anos, abriram-se vagas para fiscais do Ministério do Trabalho para atuar em cargos do Tribunal de Contas, em prefeituras ou como peritos oficiais de outros setores.
As boas perspectivas na construção civil, no setor elétrico e nas áreas relacionadas à proteção ambiental devem contribuir para o surgimento de oportunidades de trabalho para o profissional.
SALÁRIO MÉDIO INICIAL: R$ 2.500
O CURSO
O currículo apresenta um leque variado de disciplinas. O aluno estuda muita física, química e matemática – matérias relacionadas à engenharia e à arquitetura, que dão conhecimento para os projetos de segurança e diagnósticos de riscos no trabalho. O currículo abrange ainda filosofia, cidadania, antropologia e psicologia, fundamentais para que o estudante entenda os aspectos culturais e sociais relacionados à profissão.
Além disso, há disciplinas mais específicas como ergonomia (estudo da relação entre homem, meio e ferramenta de trabalho, a fim de proporcionar o máximo de conforto, segurança e produtividade), higiene do trabalho (ruído, vibração, temperatura), primeiros socorros, toxicologia e uso correto de máquinas, equipamentos e ferramentas. O curso é oferecido somente na Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), em Conselheiro Lafaiete (MG). Antes de se formar, o aluno deve passar ainda por um estágio.
DURAÇÃO MÉDIA: 4 anos.
O QUE VOCÊ PODE FAZER
Programas de prevenção: Avaliar e preparar diagnósticos de riscos, além de fazer planos para a segurança das empresas.
Tecnologia: Criar equipamentos e máquinas que respeitem as condições de segurança do trabalhador e diminuam os custos das empresas.