A Terra Madre, empresa e feirinha de produtos orgânicos, participou pela primeira vez da ABF Franchising Expo e decidiu se expandir por meio de franquias.
Atualmente, a empresa possui duas unidades abertas e mais seis em processo de implementação.
De acordo com Leila Oda, diretora e fundadora da Terra Madre, a meta é chegar a 20 unidades até o fim desse ano. Para que isso aconteça, a empresa deve investir R$ 4,8 milhões nesse ano.
Para abrir uma franquia da empresa, é preciso ter 70 metros quadrados e investimento inicial de R$ 190 mil. Por enquanto, a prioridade é que a franquia se instale no Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. O faturamento médio mensal é de aproximadamente R$ 100 mil, com tempo de retorno estimado entre 24 e 36 meses.
A ideia do negócio começou através de um estilo de vida diferenciado de Leila, que cortou produtos industrializados de sua rotina. Em 2014, a empresária sentiu sua dificuldade e de outros consumidores em encontrar produtos orgânicos e saudáveis no mercado e resolveu criar sua própria loja com alimentos diferenciados.
Com um mix de produtos de 2.500 itens, a loja chama a atenção por ter uma feirinha de orgânicos. “A ideia da feirinha é, também, promover ao cliente a ideia de reviver o ato, muito comum entre nossos pais e avós, de irem até a feira para comprar os alimentos”, explica Leila.
Para Hugo Cezar, gerente comercial da empresa, cada loja tem produtos específicos. “Respeitamos a sazonalidade e a localização para escolher os produtos, colocando sempre alimentos da época. Escolhemos empresas que tenham o selo federal de orgânico e, mesmo assim, fazemos uma visita para retirar uma amostra e conferir se é mesmo orgânico”, conta.
Fonte: Revista PEGN