Para melhorar a economia, o Banco Central (BC) alerta que é necessário diminuir as incertezas e recuperar a confiança dos empresários e consumidores. A publicação foi divulgada hoje, 9, no Boletim Regional, em Belém.
Outro fator que interfere no situação econômica, citada como “incertezas” é a situação política vivida pelo Brasil atualmente. De acordo com o BC, é preciso lembrar que a economia brasileira teve retração nos primeiros meses de 2016 e que está condicionada de acordo com a baixa confiança dos consumidores e empresas.
Esse cenário também interfere nos desempregos, diminuindo os rendimentos reais. Até o primeiro trimestre de 2015, segundo o BC, as negociações exerceram influência no custo da inflação. Atualmente, essas negociações passaram a se integrarem com o cenário de desaceleração interna e alta da inflação.
Quanto ao cenário internacional, o BC explica que o país deve se beneficiar da alta do dólar, que favorece a competitividade. Além disso, a recuperação de mercados externos deve gerar alta na demanda pelos produtos nacionais.
Fonte: Revista PEGN