Empreendedores brasileiros estão investindo no mercado de chás, baseado na tendência de produtos gourmet, com lojas especializadas. A receita para aumentar o faturamento combina itens importados e alto valor do tíquete médio.
Um dos exemplos é a Moncloa Tea Boutique, que abriu sua primeira unidade em setembro de 2013. Atualmente a empresa funciona por meio de franquias, com oito unidades em todo o Brasil, sendo sete na região Sul e uma em São Paulo.
“Queremos aproveitar essa falta de empresas prontas para ter operações no Brasil inteiro e firmar a marca. Temos um crescimento de 10 a 15% ao ano e quadruplicamos nossas operações”, comenta Rodrigo Lopes, cofundador da marca. De acordo com ele, as unidades em Santa Catarina e no Paraná têm faturamento médio de R$ 65 mil, enquanto a unidade paulista tem previsão de faturar R$ 100 mil.
A Loja do Chá, com 17 anos de mercado no Shopping Iguatemi, começou a operar sem grandes expectativas e conquistou um grande mercado. Para a empresária e sommelier, Carla Saueressig, o grande diferencial do negócio foi a paixão por chás.
“Para você entrar nesse mercado, é preciso estar disposto a trabalhar e, claro, amar chás. Caso contrário, não é interessante a um empreendedor”, conta Carla. São atendidos pela Loja do Chá, mensalmente, entre 1.500 e 2.000 clientes e oferece mais de 200 infusões.
Fonte: DCI