A revista dedicada aos frescos Fresh Plaza elaborou um top 10 daquelas que são as 10 frutas mais caras do mundo.
Em décimo lugar estão as Pêras Ginseng, provenientes de Ne Bei, na China. Inspiradas numa das quatro novelas clássicas da literatura chinesa, “Viagem ao Oeste”, um agricultor chamado Xian Xhang Hao começou a cultivar esta pêras em formato de rosto de bebé e a exporta-las para a Europa. Custam cerca de 8 dólares cada uma .
A maçã japonesa Sekai-ichi ocupa o nono lugar. Esta maçã pesa cerca de um quilo, é conhecida como a maçã número um do mundo e custa cerca de 21 dólares por unidade.
Os citrinos japoneses Dekopon e o seu preço de 80 dólares por cerca de seis citrinos estão em oitavo lugar neste ranking. É de salientar que o Japão é habitualmente conhecido por ter as laranjas mais doces do mundo, e apresentam ainda um tamanho maior que o normal.
Também os morangos japoneses Sembikiya Queen merecem um lugar neste top. Uma dúzia embalada deste fruto custa cerca de 85 dólares. A aparência destes morangos torna-os ainda mais apetecíveis: são inteiramente de cor vermelha e as suas sementes são brancas.
As melancias japonesas em forma de cubo são o sexto lugar. Vendidas a um preço elevado no Japão são atualmente exportadas para os Estados Unidos onde os americanos as compram, principalmente devido à curiosidade.
Os ananases oriundos dos Jardins Perdidos de Heligan, em Inglaterra são o quinto fruto mais caro do mundo. Este é o único local em Inglaterra onde se cultiva este tipo de fruto. Levam cerce de dois anos a ser cultivados e por isso apresenta um preço de cerca de 1000 dólares por ananás.
As mangas japonesas Taiyo são o quarto lugar. Um par deste fruto chega a custar 3000 dólares. Este tipo de manga costuma ser conhecida no Japão como “ovo do sol”. Cada uma pesa cerca de 350 gramas e tem um sabor muito doce. O Japão continua a dominar este ranking.
Em terceiro lugar estão as japonesas uvas Ruby Roman. Cada cacho tem cerca de 30 uvas e cada uma pesa cerca de 20 gramas. O preço de leilão chega a ser de 9,350 dólares por cacho.
A melancia japonesa Densuke é o segundo lugar. Custa milhares de dólares e para além de ser doce tem uma fragância.
A “banana artística” é a vencedora. Esta é uma obra de arte e tem por isso um preço bastante elevado. A sua validade é de pouquíssimos dias.
Fonte: Grande Consumo