E quem disse que mulher não toma cerveja?
A sommelière de cerveja Joyce Oliveira, também docente da Academia Barbante de Cerveja (pólo de difusão da cultura cervejeira, com sedes em São Paulo e Belo Horizonte), acha que é só pensar na diversidade e na riqueza de estilos (de mulheres e cervejas) traz a naturalidade no discorrer do assunto. “… É só lembrarmos que as mulheres são tão evoluídas e exigentes quanto os homens no quesito sabores e intensidades no universo cervejeiro e quando nos acostumamos com a ideia, passa a ser divertido falar a respeito”, disse a sommelière e, no Dia Internacional da Mulher, a profissional levou em consideração as características de cada estilo de mulher, sem tentar generalizar, ao sugerir estilos que harmonizam com cada estilo de mulher.
Veja as indicações da sommelière de acordo com os perfis abaixo:
Mulher Romântica
Tem uma delicadeza inata, aprecia sutilezas, adora flores e se encanta com tudo que explora seus sentidos. Acredito que cervejas com aromas frutados e nuances florais, com um toque de citricidade, leveza e cremosidade na boca, frescor presente, agradarão a mulher romântica. Que tal, então uma Witbier?
Mulher Moderna
Antenada com tudo o que facilita sua vida, domina os recursos tecnológicos para dar conta das suas multitarefas, experimenta os prazeres da vida em meio à agenda cheia. Abusca do equilíbrio em meioà intensidade pode ser um resumo da sua rotina. Entre uma atividade e outra um pitstop para o café. Ops! Para a cerveja! Por isso, a sugestão é por uma Imperial Stout.
Mulher Elegante
Faz-se presente sem se impor, não aprecia exageros, é assertiva em sua gentil postura com tudo e todose discrição é a sua marca! Dessa forma, podemos optar por cervejas que tenham equilíbrio em seus aromas e sabores. Indicar uma cerveja discreta, porém marcante, é sem dúvida uma gentileza aos sentidos! O estilo? Saison/Farmhouse.
Mulher Esportista
Dedica atenção especial à sua saúde e seu shape é uma máquina que leva a superação de seus limites. Portanto, a reposição de nutrientes se faz necessária para a manutenção de sua saúde. Dessa forma, uma cerveja sem álcool entra de forma satisfatória, além do prazer, age como isotônico, hidratando após a atividade física. Indico uma German Weissbier não alcoólica com apenas 25 kcal por 100ml.
Mulher Sexy
Tem um apelo estético exacerbado, pois é a ferramenta que utiliza para sensualizar.Portanto, cores – principalmente nos tons de boca -, formas curvilíneas, texturas, sabores adocicados equilibrados com uma boa dose de acidez fazem a sua cabeça. Aqui as frutas vermelhas reinam, vai uma Fruit Lambic? Kriek, Framboise ou Cassis.
Mulher Clássica
Não se deixa levar por modismos, respeita a tradição, tem bom gosto e aprecia tudo que a modernidade não depreciou. Sua preferência de cerveja tende ao estilo da escola alemã. Por que não uma cerveja que remete a uma tradição? Aqui a sugestão é a boa e velha Pilsener.
Foto: Portal Sabores.