“Por favor, rezem por um pouco de chuva para o nosso ingrediente favorito da cerveja.” Foi em tom de prece que a gerente de inovações tecnológicas da Barth Haas, Christina Schönberger, enviou para o mundo a newsletter do grupo, maior fornecedora do ingrediente queridinho da Revolução Cervejeira.
O lúpulo é a flor de uma trepadeira plantada em estacas que chegam a 6 m de altura. É ela que dá à cerveja amargor e uma série de aromas.
O excesso de calor e a falta de chuva afeta as plantações tanto nos EUA quanto na Alemanha, os dois maiores produtores. Schönberger diz que não há como prever como será a colheita, mas afirma que as condições estão desfavoráveis nas áreas de cultivo.
Há pouco mais de um ano, com o crescimento do mercado cervejeiro brasileiro, a Barth Haas passou a fazer contratos com as cervejarias, o que garante o abastecimento (antes, faltavam determinadas varietais). Rezemos para Santa Hildegarda pela boa colheita e para que o lúpulo continue chegando.
Degustação explora os aromas e o gosto de cada tipo de lúpulo
Os lúpulos são o tema da degustação “O gosto de cada lúpulo”, no sábado, 26, às 17h30, no 9º Paladar Cozinha do Brasil. Eu e o sommelier de cerveja Luis Celso Jr., do blog Bar do Celso, comandaremos a degustação, em que o bebedor vai conhecer os aromas e sabores que essa flor dá à cerveja e, no final, testar, no copo, como eles aparecem na prática. É uma degustação para cheirar lúpulo e tomar cerveja. Ingresso: R$ 100.
Fonte: Paladar