É cada vez mais comum encontramos a nossa disposição alimentos que apresentam os termos light ou diet em sua rotulagem, o que pode gerar confusão na hora da compra.
Fonte: Jánamesa
Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), alimentos light – ou que apresentam termos como “reduzido” e “menor teor de” – são aqueles que possuem teor reduzido em, no mínimo, 25% de um determinado nutriente, como carboidratos, proteínas, gorduras ou sódio, em comparação à versão convencional do mesmo alimento. Exemplificando, um determinado alimento com alegação light em gorduras deve ter, no mínimo, 25% a menos de gorduras se comparado ao original.
Já o termo diet – que também pode ser associado ao termo “isento de” –, é utilizado em alimentos isentos de um determinado nutriente para atender a dietas restritivas, como no caso de diabetes ou de doença celíaca (intolerância a glúten), alimentos para dietas de ingestão controlada de açúcares ou ainda para alimentos exclusivamente empregados para controle de peso.
Isso então significa que alimentos diet ou light são mais saudáveis que alimentos convencionais? Não necessariamente, pois um alimento com alegação diet ou light em açúcares pode conter quantidade elevada de outro nutriente, como gorduras.
Com isso, antes de resolver substituir alimentos convencionais pelos diet ou light, procure orientação de um nutricionista ou médico.
*Jánamesa é um site de delivery online, que reúne os melhores restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro para o usuário buscar o que quer comer e fazer o pedido e pagamento de forma rápida e segura online. O Jánamesa atua próximo à cadeia do delivery, para melhorar ainda mais a experiência de pedir comida. Nunca foi tão fácil comer bem! http://www.janamesa.com.br/