A cerveja é uma das bebidas mais consumidas no mundo, sobretudo durante o famoso “happy hour”, momento em que trabalhadores se reúnem em bares e restaurantes para bater um papo e relaxar após um dia ou semana de trabalho intenso.
A agência CP+B, no entanto, quer inserir a bebida dentro da rotina do horário de trabalho sob a justificativa de que ela, na medida certa, melhora os índices de criatividade do cérebro humano, o que poderia ser útil durante o expediente.
Foi criada então pela empresa a “The Problem Solver” (O Solucionador de Problemas, na tradução do inglês), uma cerveja do tipo Indian Pale Ale (IPA) que, como o rótulo sugere, pretende ajudar consumidores a se inspirarem sem deixá-los embriagados.
De acordo com pesquisas, o cérebro pode atingir picos criativos se estimulado por doses de bebida com teor alcoólico de 7,1% dimensionadas em função do peso de quem vai ingeri-la. Desta forma, a Problem Solver traz em sua garrafa uma espécie de medidor que informa o consumidor a quantidade que ele deve beber para “conseguir inspiração”.
“Beber álcool pode melhorar significativamente as habilidades para resolver problemas”, disse a professora Jennifer Wiley, pesquisadora da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. Para ela, os impactos do álcool no cérebro estimula a memória das pessoas enquanto elas estão realizando tarefas.
Uma mulher que pesa 60 kg, por exemplo, necessita apenas metade de uma garrafa, enquanto um homem de 85 kg pode tomar a garrafa toda para começar a sentir os efeitos.
Fonte: Estadão PME