Mais de 450 profissionais participam da ação, que começou em junho e vai até setembro, como parte do Projeto Turismo Sebrae 2014.
Fonte: Fonte: Agência Sebrae de Notícias
Aumentar a geração de receita para os estabelecimentos de gastronomia do Distrito Federal por meio da qualificação de gerentes, garçons e outros colaboradores. É a estratégia do curso De Olho no Atendimento, promovido pelo Sebrae no DF, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do DF (Abrasel-DF), para mais de 450 profissionais do ramo. O curso comecou em junho e se encerra em setembro.
Participam do treinamento 44 casas do DF. “É comprovado que a transformação do atendimento pode alavancar as vendas em até 30%. O que esses bares e restaurantes estão fazendo tem como objetivo diferenciar os estabelecimentos dos mais de três mil concorrentes que existem em Brasília”, defende a consultora do Sebrae, Viviane de Paula.
A capacitação dura 90 dias e envolve várias etapas. Primeiro, os restaurantes e bares passam por um diagnóstico de necessidades, que envolve a visita de clientes ocultos para avaliar o atendimento. Depois, os colaboradores participam de um encontro motivacional e de treinamentos teóricos. Em seguida, são realizadas consultorias dentro dos estabelecimentos para colocar em prática o padrão de atendimento de qualidade.
“Trabalhamos com eles as cinco senhas do atendimento, que chamamos de ASDAC: abordagem, sondagem, diferencial, adicional e conclusão”, conta Viviane. Gerentes, garçons e atendentes recebem ainda o Desafio do Cliente Oculto Premiado. Eles são avaliados por uma pessoa, que não se identifica ao chegar ao estabelecimento e, caso sigam as cinco senhas, ganham prêmios.
Impulso na carreira
Para os colaboradores que estão participando, a capacitação é também uma oportunidade de impulsionar a própria carreira. “Estou achando ótimas as explicações e acho que realmente vai melhorar o meu trabalho na forma de abordar o cliente e até nas vendas”, avalia o garçom do restaurante Sushi Sam, José Paulo de Souza.
O sócio-gerente da Pizzaria Bacco, Eliseu Milan, acredita que a busca pelo atendimento de qualidade deve ser constante para que o estabelecimento se destaque. “Sempre que temos oportunidade, participamos de reciclagens. Nosso diferencial é realmente a comida, mas também priorizamos um atendimento de excelência”, ressalta.
A capacitação De Olho no Atendimento faz parte das ações de gastronomia do Projeto Turismo que integra o Programa Sebrae 2014 no Distrito Federal. O objetivo da instituição é identificar, disseminar e fomentar as oportunidades de negócios que surgem com a realização da Copa do Mundo no Brasil.
“Nossa intenção é fazer com que os estabelecimentos de gastronomia do DF aproveitem o bom momento que o evento esportivo trará e conquistem melhorias permanentes para o setor”, destaca a gestora do projeto, Erika Miguel de Jesus.