Os chamados açougues gourmet, que oferecem cortes especiais e outros serviços aos clientes, estão buscando outras alternativas para crescer, como parcerias e franquias. Um dos exemplos é o açougue Da Fazenda, que planeja abrir dez unidades este ano e mais 40 até 2020, todas sob o modelo de franquias.
O número de abates registrou a queda de 11,9% em 2015, em relação ao ano anterior. Porém, a Associação Brasileira de Angus mostra um crescimento de 21% no abate de raça, considerado premium, durante o mesmo período. “A busca por cortes com origem e qualidade garantidas é uma tendência muito forte”, conta o gerente nacional do programa Carne Angus Certificada, Fabio Schuler Medeiros.
Pensando nesse crescimento, Lucas Ribas resolveu vender sua agência de publicidade para investir no açougue criado pelo pai pecuarista. “Minha família lida com a pecuária há muitas gerações. Meu pai criou o açougue, mas ele estava abandonado do ponto de vista administrativo e de gestão”, afirma Ribas O empresário diz que entrou na empresa já com o objetivo de franquear o negócio. O processo de pesquisa e formatação durou mais de um ano até o lançamento da franquia.
No ano passado, o açougue Da Fazenda faturou R$1,025 milhão e pretende chegar a 4,750 milhões este ano, contando com o desempenho de novas unidades. No segundo semestre do ano devem ser abertas as primeiras operações, em Santa Catarina e no Paraná. O empresário não tem pressa para abrir unidades na cidade de São Paulo, mas considera o interior do estado um mercado bem atrativo.
Fonte: PME Estadão