Com a crise econômica, bares e restaurantes estão apostando em diferentes promoções para atrair os clientes.
Ali Visserman, dono de bar, possui mais de 20 anos de experiência com estabelecimentos e com crises econômicas. “Em 2002, na crise de insegurança da eleição do Lula, que foi bem mais leve do que essa, nós começamos a fazer promoções e colocar bandas para tocar com ingresso acessível. Até anúncio em rádio eu fiz”, explica.
Para conseguir manter a atratividade, o estabelecimento cortou alguns custos para os usuários. “Aqui, não se cobra o serviço do garçom. Paga gorjeta quem quer. Isso ajuda a atrair clientes”, conta Visserman.
O cenário atual da alimentação fora do lar mostra mudanças. No primeiro trimestre do ano, o setor teve queda de 30% ante o mesmo período do ano passado, é o que revela Edson Pinto, diretor da CNTur, entidade sobre bares e restaurantes.
“Além da queda do público, está havendo mudança de comportamento. As pessoas estão escolhendo pratos mais baratos, cortando bebida alcoólica, trocando camarão por carne de porco, carne de boi por frango”, diz. O diretor também conta que está tendência começou em 2014, com a previsão que este ano seria mais difícil para economia.
O restaurante Ciao! Inaugurou um buffet com aperitivos gratuitos para que consome bebida alcoólica. “Introduzimos isso para tentar alavancar o happy hour”, explica Eduardo Vitelli, sócio do estabelecimento.
De acordo com o presidente da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Cristiano Melles, a demanda pelo prato executivo subiu aproximadamente 25%, pela tentativa de muitas empresas em cortar gastos com alimentação.