No Brasil o açaí está fortemente presente no Norte do país, apenas o Estado do Pará concentra 87,4% da produção nacional, seguido pelo Amapá, Amazonas e Rondônia. Consumido em grande escala no Norte e Sudeste do País, mas já difundido também entre os consumidores de outras regiões brasileiras o açaí é um poderoso alimento. É um energético natural, rico em lipídios, contém elevado teor de vitamina E, é um antioxidante natural, aliado no combate e eliminação dos radicais livres. Além disso, possui considerável quantidade de fibras, o que auxilia na saúde intestinal, bom nível de proteínas, potássio, cálcio, ainda vitamina B1, polifenóis e antocianinas conferidos por pigmentos de cor roxa violeta, o que beneficia a circulação sanguínea.
Criada há três anos pelo Engenheiro Marco Antonio Castilho, profundo conhecedor da cultura do açaí e pioneiro no desenvolvimento de processos para transformação da fruta no Brasil, a Smart Açaí está localizada em Itu, no Interior de São Paulo. A pesquisa para o desenvolvimento do produto durou 2 anos.
O objetivo segundo Castilho foi buscar uma nova forma para se consumir açaí que proporcionasse praticidade, nutrição, sabor e saúde o resultado é o Karoço de Açaí um super alimento elaborado com açaí liofilizado, extremamente concentrado, pois para o processo de liofilização são utilizados 12 kg de polpa da fruta que resulta em 1 quilo de açaí liofilizado, mantendo todas as qualidades nutricionais por ser um processo de baixa temperatura de secagem.
Principais Características do Karoço de Açaí
“De acordo com Castilho, o produto é um super alimento porque foi elaborado com as mais nutritivas frutas amazônicas, o açaí, a castanha-do-brasil, o guaraná em pó, a acerola e a manteiga de cacau, diz.”
Além das excepcionais riquezas nutricionais do açaí liofilizado, o karoço contém:
Vitamina C– o nutriente agregado no produto veio da acerola liofilizada, uma sinergia perfeita, pois o açaí contém pouco do nutriente. A fruta é rica em vitamina C o que potencializa a absorção do ferro contido no açaí.”
Selênio –o principal alimento fonte deste nutriente é a castanha-do-brasil.Ele combate o envelhecimento celular. O selênio é fundamental para acionar as enzimas que combatem os radicais livres. Além de manter mais ativo nosso sistema imunológico, também acaba por proteger as células do sistema nervoso das doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer.
Antioxidante, a manteiga de cacau (óleo de theobroma), obtida das sementes da fruta é uma gordura vegetal que contém antioxidantes que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular. Além disso, ela é rica em ácidos graxos saturados e insaturados, que servem para diminuir os valores de colesterol e triglicerídeos e aumentar o HDL, conhecido como o ‘bom’ colesterol.
***Por ser vegetal, a gordura da manteiga de cacau não contém colesterol e o porcentual de gordura saturada e insaturada em sua constituição está dentro das recomendações estabelecidas pela Associação Americana de Cardiologia (AHA).
Estimulante, o guaraná em pó é produzido a partir das sementes do guaranazeiro. O guaraná já era consumido no Brasil pelos índios e pelos colonizadores por causa do seu efeito estimulante. É um produto natural, ideal para quem pratica atividade física ou para quem quer melhorar a disposição, é rico em fibras e fonte de proteínas.
Benefício aos Diabéticos
Por não conter açúcar em sua formulação, pois é adoçado com estévia o karoço de Açaí pode ser consumido por diabéticos.
A evolução do açaí
A principal característica do Karoço de Açaí portando, além da praticidade de consumo e pela alta concentração do açaí é a soma de todas as propriedades funcionais das matérias primas em um pequeno volume com menos calorias. Sem adição de açúcar, pois é adoçado com estévia, sem corante, nem conservantes o Karoço de Açaí é o primeiro “açaí de comer”.
A expectativa da empresa é de excelente receptividade por parte dos consumidores em geral, para os praticantes de atividades físicas e esportistas.
A Smart Açaí desenvolveu um super alimento o Karoço de Açaí, reprodução fiel do formato da fruta. Curiosidade: Caroço é o nome popularmente utilizado para denominar o fruto do açaizeiro na região amazônica. Essa foi a razão para a empresa batizar o produto de “Karoço de Açaí, diz Marco Antonio Castilho.”
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL 30g %VD (*)
Valor Energético 164 kcal/689 kj 8
Carboidratos 12,98g 4
Proteínas 1,29g 2
Gorduras Totais 11,93g 22
Gorduras Saturadas 6,19g 28
Gorduras Trans 0g
** Poliinsaturados 0,62g
** Ômega 9 4,48g
** Fibra 2,78g 11
Sódio 17mg 1
Vitamina E 0,2mg 2
Vitamina A 80mcg 4
Vitamina C 7,01mg 16
Cálcio 35mg 4
Ferro 0,7mg 5
Magnésio 25mg 10
Potássio 132mg
** Selênio 32mcg 95
Antocianina 21,25mg **
Ingredientes:
Núcleo:(farinha de castanha-do-brasil, farinha de arroz, aromatizante idêntico ao natural de castanha-do-brasil).
Cobertura (manteiga de cacau, maltodextrina, açaí liofilizado, acerola liofilizada, guaraná em pó, goma acácia, goma laca. Edulcorantes naturais: erytritol e estévia, emulsificante: lecitina de soja (INS 322), acidulante: ácido cítrico (INS330), aromatizante idêntico ao natural de guaraná).
O preço médio sugerido ao consumidor final, embalagem com 30 g é de R$8,00.
Sobre a Smart Açaí
A empresa possui dois sócios, o Engenheiro Marco Antonio Castilho com mais de 18 anos de experiência no mercado de açaí, que participou no desenvolvimento de vários produtos de açaí que são cases no mercado e o empresário e investidor Homero P. Diacópulos, com ampla experiência na área de eventos esportivos e marketing.
Localizada na cidade de Itu, no interior de São Paulo, a empresa está equipada com moderno laboratório próprio o que possibilidade a pesquisa e desenvolvimento de novos produtos com qualidade, acompanhando as tendências dos consumidores por inovação, possui 5 funcionários diretos e outros 20 indiretos.
Produção e Mercado
O volume atual de produção do Karoço de Açaí é de 500 caixas/mês e o objetivo da empresa é dobrar a produção em 6 meses. Até o final de 2013 a Smart Açaí pretende lançar mais dois tipos de Karoço, com banana liofilizada e com morango liofilizado, passando a atingir todo o mercado nacional até 2015, com os públicos A, B e C.
Perfil de PDVS – desde o início da operação a Samart Açaí está presente em lojas de produtos naturais como a Mundo Verde, Mercado Natural e local Premium como a Galeria dos Pães, nos Jardins, SP, entre outras. O objetivo da empresa é atuar em todo mercado varejo, por isso já iniciou vendas em redes como Mambo e está em negociação com outras de grande porte. “De acordo com Marco Antonio Castilho a meta é estar em todos os pontos premiuns de vendas para atingirmos todo o país com a maior diversificação de distribuição em PDVs, acrescenta.”
Rumo ao Mercado Externo
Está nos planos da Smart Açaí em breve exportar para Europa, EUA e Japão, países com grande tradição no consumo do açaí. “Para Castilho a estratégia da empresa em ter desenvolvido um super alimento, que reúne as superfrutas brasileiras reconhecidas mundialmente é uma oportunidade ímpar para divulgar a marca, criando assim a oportunidade de exportação para vários países, principalmente considerando que o Brasil irá hospedar dois grandes eventos mundiais a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.
Embalagem
A caixa embarque é constituída de 4 caixas displays, de 12 unidades cada, totalizando uma caixa embarque com 48 unidades de produto final e 4 unidades de caixa display com 12 unidades cada.
Conheça mais sobre a Smart Açaí e o produto nos canais abaixo:
www.karocodeacai.com.br
Facebook: Karoco de Acaí
Instagram: @karocodeacai
Tel.: (11) 4195-4662
Fonte: JM- Assessoria de Imprensa &Comunicação