Muitas vezes, as empresas investem no desenvolvimento de processos mais sofisticados e acabam não dando a devida atenção a alguns recursos que podem ser implantados e mantidos de forma simples e com baixo custo.
Fonte: www.rh.com.br
Muitas vezes, as empresas investem no desenvolvimento de processos mais sofisticados e acabam não dando a devida atenção a alguns recursos que podem ser implantados e mantidos de forma simples e com baixo custo. Isso acontece nas áreas de produção, logística, vendas e também de comunicação.
Um bom exemplo disso é o quadro de avisos. Quando bem planejado e estruturado ele pode converter-se num instrumento de informação e formação bastante atrativo e eficaz. Para isso, basta aplicar algumas regras de comunicação simples, mas extremamente eficientes.
O nome deve ser criativo e interessante
Vamos começar pelo nome. Convenhamos que “quadro de avisos” não é uma denominação muito atraente e nem reflete todo o potencial de informação dessa ferramenta. É importante utilizar um nome mais chamativo e que tenha, de preferência, uma relação direta com a cultura da empresa.
Uma ideia interessante é realizar um concurso para a escolha do nome aberto à participação de todos os colaboradores, por meio do envio de sugestões. Dessa forma, se desperta o interesse e o envolvimento dos funcionários.
Dê atenção especial ao visual
Na sociedade em que vivemos, somos “bombardeados” a todo o momento por uma gama enorme de estímulos visuais. Isso acontece mesmo dentro do ambiente da empresa. Para que o quadro de avisos não se “perca” em meio a todos esses outros atrativos, é necessário dar uma atenção especial ao seu visual, tanto externo (o próprio suporte em que as informações serão afixadas) quanto interno (as páginas que conterão as mensagens).
A localização é fundamental
A localização do quadro de avisos é de fundamental importância. Para colocá-lo, escolha um lugar a que todos os funcionários possam ter acesso, durante um período em que disponham de tempo e espaço para parar e ler as informações. Se achar conveniente, instale dois ou mais quadros, absolutamente iguais, em pontos diferentes da empresa.
Divida as tarefas
Forme uma comissão com pessoas responsáveis por enviar as mensagens e dados mais importantes relativos a cada setor. Assim, garante-se que o quadro conterá tópicos variados, atualizados e que sejam do interesse de todas as áreas da empresa.
Defina espaços para cada tópico
Estabeleça, na medida do possível, espaços definidos no quadro para a divulgação dos assuntos relacionados a cada área ou tópico, colocando títulos que indiquem essa subdivisão. Dessa forma, fica mais fácil para o leitor encontrar a informação de que necessita.
Padronize para facilitar a leitura
Crie um padrão de como as informações devem ser divulgadas no quadro, determinando os tipos de letra a serem usados para os títulos e os textos, o tamanho das mensagens, como utilizar ilustrações e gráficos, regras para a aplicação de cores etc. Isso torna o visual mais leve e atrativo e facilita a leitura, tirando a impressão de que as informações estão “amontoadas” ou “dispersas” no quadro.
Mas se lembre: estabeleça variações em relação a esses itens para as diversas áreas do quadro, para que o resultado final não se torne monótono.
Atualize as informações periodicamente
Mantenha uma periodicidade constante para a troca das informações, de maneira a habituar os colaboradores a consultarem o quadro constantemente. Pode ser interessante que algumas mensagens permaneçam durante um tempo maior, enquanto outras sejam substituídas com mais frequência. Nesse caso, crie formas de indicar quais informações são novas e quais são mais antigas, para que os leitores possam concentrar diretamente sua atenção naquelas que ainda não viram.
Estimule a participação
Crie um Espaço do Colaborador, em que serão divulgadas mensagens enviadas pelos funcionários. Isso estimula o vínculo e o envolvimento dos colaboradores.
Conquiste a credibilidade, mas resguarde o sigilo
As informações constantes do quadro devem ser tratadas com veracidade e despertar a credibilidade dos leitores. Entretanto, tenha cuidado: lembre-se de que ele pode ser visto não só pelo pessoal interno da empresa, mas também por visitantes, clientes, fornecedores etc. Portanto, não pode conter dados sigilosos ou estratégicos.
Fonte: www.rh.com.br
por Jurema Luzia Cannataro
Jornalista e bacharel em Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes da USP – Universidade de São Paulo, sócia-gerente e diretora de redação da Scribba Comunicações, especialista na realização de pesquisa de clima organizacional, analista e consultora de comunicação empresarial e advogada formada pela Faculdade de Direito da USP.