São mais de 34 produtos entre pães, bolos, biscoitos doces e salgados, muffins e doces como petit gateau, macarrons e brownie, quiches, grissines todos elaborados com ingredientes funcionais, naturais ou orgânicos, ricos em fibras e antioxidantes e sem conservantes.
Fonte: JM – Assessoria de Imprensa & Comunicação
Inaugurada há 30 dias no Jardim França, região da Serra da Cantareira zona norte da capital paulista, a Padaria Diaita, que em grego significa “dia a dia”,sugerindo uma alimentação rica em alimentos integrais e naturais, pra restabelecer e manter a saúde, juntamente com hábitos saudáveis de ser, estar e pensar.
A Diaita vem com uma proposta inovadora no mercado de panificação, oferecer produtos sem glúten, sem leite, elaborados com ingredientes de alto valor nutricional, utilizando técnicas gastronômicas e dietéticas que preservam os nutrientes dos alimentos, conferindo maior biodisponibilidade de macro e micronutrientes o que resulta em maior saudabilidade e sabor às preparações.
Por quê consumir produtos Diaita?
Aspectos Nutricionais
A Diaita oferece produtos voltados à modulação alimentar, eliminando possíveis substâncias que sabidamente inflamam o sistema orgânico, auxiliando sobremaneira a sua absorção. Por isso, observa as temperaturas de preparo adequadas, evitando a desnaturação de nutrientes fundamentais, com manejo e qualidade aliada ao preparo, cuidadosa escolha de alimentos de época, para preservação de cor e composição harmônica de manutenção de suas qualidades nutricionais. Assegurando um produto com alto teor de vitaminas, e equilíbrio da untuosidade (isenção de gordura trans),com foco não apenas nas pessoas celíacas, mas em todos que buscam uma alimentação mais saudável e qualidade de vida.
Doença Celíaca e intolerância ao glúten
Para a Nutricionista Dra. Joana D’arc Pereira Mura, Consultora Técnica da Diaita, os portadores da doença celíaca, condição caracterizada por uma intolerância permanente ao glúten em pessoas geneticamente predispostas é responsável por inflamação crônica e danos a mucosa intestinal em função da reação auto-imune que ele desencadeia, levando à má-absorção de nutrientes e a outros problemas, por exemplo, a osteoporose, anemia e fadiga.
Para a nutricionista, a introdução precoce de glúten nas dietas, muitas vezes iniciada para bebês já a partir do 6º mês de vida, vem sendo apontada como fator causal de risco de prisão de ventre. Um aspecto que vem sendo tratado por estudos demonstram que o glúten também pode ser responsável pela presença de sintomas gastrointestinais mesmo na ausência da doença celíaca.
Formação do glúten
A farinha de trigo vem sendo considerada fundamental para produzir estrutura nos pães. O produto possui proteínas – a gliadina e a glutenina – que tem características funcionais únicas, capazes de formar uma rede, “glúten.” O glúten não é um componente que faz parte diretamente da formulação de produtos de panificação. Ele é formado quando a farinha de trigo, a água e os demais ingredientes do pão são misturados e sofrem a ação de um trabalho mecânico, explica Joana D’arc. À medida que a água começa a interagir com as proteínas insolúveis da farinha de trigo (glutenina e gliadina) a rede de glúten começa a ser formada. Sendo assim o glúten é formado pela interação entre moléculas de gliadina e glutenina que ao se hidratarem formando uma rede. Esta rede nos processos de panificação está ligada à sua capacidade de dar extensibilidade e consistência à massa, além de reter o gás carbônico proveniente da fermentação, promovendo o aumento de volume desejado dando ao pão ou bolo o aspecto de crocância e leveza. Esta proteína esta presente no trigo, aveia, malte, cevada e centeio.
Joana acrescenta ainda que a retirada do glúten está marcada por diferentes dificuldades, desde o desconhecimento do mercado atacadista que deixa de oferecer o produto, o preço do mesmo em casas especializadas, a dificuldade de substituir e ou manipular produtos pela falta de tempo ou dificuldade de técnica de preparo destes. Neste sentido, a Diante inova e constrói uma nova proposta alimentar no mercado, ofertando mais de 34 produtos nesta linha, trazendo uma nova expectativa aos que desejam consumir alimentos adequados, saudáveis e pensados especificamente em qualidade alimentar.
Intolerância à lactose
Um outro aspecto é a questão do leite. “Nos deparamos muitas vezes com a Intolerância à lactose, que advém da impossibilidade de digestão da lactose, o açúcar principal presente no leite. Para ser absorvida, a substância precisa primeiramente ser digerida pela lactase, uma enzima presente no intestino delgado (a lactase digere a lactose em dois açúcares mais simples, glucose e galactose, os quais podem ser absorvidos pelo organismo), acrescenta a nutricionista.”
Durante o período de amamentação, a produção de lactase pela criança atinge o seu pico, permitindo a absorção adequada dos nutrientes do leite materno. No entanto, após este período e durante o transcorrer da infância, a produção de lactase gradualmente diminui: embora a lactase ainda continue sendo produzida, para a maioria das pessoas ocorre uma diminuição em sua produção na medida em que estas envelhecem. Como resultado, a lactose não digerida não é absorvida no intestino delgado, passando intacta para o intestino grosso, onde é fermentada pelas bactérias que ali se encontram. Os produtos naturais deste processo de fermentação (entre eles a produção de gases) podem desencadear sintomas como dores abdominais, flatulência, inchaço e diarréia. Atualmente o tratamento da intolerância à lactose envolve a redução na ingestão – ou exclusão da dieta – de alimentos contendo leite e derivados, e ou substituição por produtos com baixo teor de lactose, nos quais a lactose já foi previamente digerida pela adição de lactase ao produto.
Estrutura, Instalações, Tecnologia e Investimento
Os sócios-proprietários da Diaita, a Dra. Sofia Cataccini, profissional da área odontológica e Wanderlei Cattaccini Engenheiro Químico planejaram o estabelecimento para ser um diferencial no mercado, promover saúde e qualidade de vida, atender a crescente demanda dos consumidores por produtos sem glúten e sem leite, bem como por alimentos mais saudáveis, que agregue nutrição, sustentabilidade e sabor. Para isso, contam com tecnologias de ponta para elaboração dos produtos.
Foram feitos investimentos consideráveis em equipamentos de alta tecnologia no projeto. Na área de produção equipamentos de última geração como fornos de convecção, resfriadores, câmaras frias, todos os utensílios são de inoxidável, pensando inclusive na não utilização de materiais que transfiram toxidades aos alimentos durante o processo de cocção.
Embalagens Biodegradáveis
Após intensa pesquisa a Diaita conseguiu chegar a uma embalagem biodegradável, onde os produtos podem ser congelados, sem alteração de sabor nem textura.
Toda a instalação da Diaita contempla a legislação sanitária vigente para as boas práticas de fabricação.
Produtos e Serviços da Padaria Diaita
Linha de Pães
A linha de pães da Diaita é bem diversificada e diferenciada, elaborada com ingredientes funcionais, orgânicos ou naturais. São 11 sabores :
Abóbora, amaranto e feijão branco, batata doce e funghi seco, cará, cará com cacau, feijão branco com gergelim, feijão preto, amaranto e cebola, Gao de bico com açafrão, lentilha e semente de girassol, pão sírio grão de bico e cebola, sírio com inhame e tofú.
Biscoitos Salgados
“Sabores: Coco Páprica, Grissinis Quinoa Orgânico Funghi Seco Painço, Grissinis Quinoa Orgânico Gergelim, Tomate Seco e Especiarias, “Soficrock salgado” – Barrinha Castanhas e Grãos, Tipo Sueco” Quinoa Orgânico Tofú Painço, Arroz Integral Azeitona Orégano.
Biscoitos Doces
“Sabores: Grissinis de Café Cobertura de Chocolate Meio Amargo, Sequilho de Coco Morango Açaí, Soficrock doce” – Barrinha Grãos Castanhas e Laranja e ” biscoito da roça “fubá, erva doce e mexirica.
Muffins
Sabores: Amendoim com Coco, Coco, Laranja, Maçã Castanhas Canela.
Doces
Sabores: Brownie de Cacau Orgânico, Castanhas e Trigo Sarraceno, Macarron e Petit Gateau Funcional.
QUICHES
Sabores: Milho Verde e Nirá, Barquinhas Shitake e Shoyo e Barquinhas Shimeji Sumak.
Foram estabelecidos no protocolo uma sincronia perfeita entre harmonia e interação nutricional:
Ingredientes Especiais e Técnicas de Preparo
Na linha de ingredientes utilizados na elaboração dos produtos Diaita estão itens como:
Carboidratos Integrais: arroz, inhame, cará e mandioca
Proteína vegetal: tofú, quinoa e feijões
Sementes Oleaginosas: girassol, linhaça e castanhas.
Biomassa de Banana Verde. A Diaita criou diversas receitas com este ingrediente funcional, produto que ganhou ampla prescrição por parte dos nutricionistas, cada vez mais sendo indicado por conter alto teor de amido resistente e ser um prebiótico para o intestino, contribui para diminuição do índice glicêmico e preserva a vitalidade positiva.
Mini Empório Diatia
Para facilitar a vida do consumidor, a Diaita agregou no mesmo espaço um mini empório, contendo produtos especiais, como óleos vegetais prensados a frio extra virgem, azeites de oliva extra virgem, sucos de frutas integrais e orgânicos, linhaça, gergelim, farinhas especiais, como farinha de coco, cafés orgânicos, chás variados, grãos integrais, quinoa, açúcar orgânico, cerveja sem glúten, água, entre outros produtos.
Consulte a relação completa dos produtos do empório no site da Diaita.
Serviço de Café Orgânico e Gourmet
A Diaita possui um elegante serviço de café aberto ao público, onde os consumidores poderão desfrutar de um menu completo:
Sucos Funcionais
Elaborados com frutas nativas provenientes das regiões da amazônia, mata atlântica e cerrado.
São frutas como açaí, acerola, amora, araçá, cagaita, cambuci, cajá, jenipapo, goiaba, jaboticaba, murici, graviola, framboesa, pitanga, mangaba, umbu, seriguela e tamarindo, sendo algumas destas frutas também orgânicas.
Sucos Combinados
São mix funcionais como a POLPA+CLOROFILA (dente de leão, alfafa, mix (folhagem de alfafa+trigo+milho+aveia+napier+couve ou BROTOS (folhagens alfafa+trigo+milho+aveia+cevada).
Bebidas Quentes
Nesta linha estão:
Café orgânico Expresso tradicional
Chocolate com leite de amêndoas200 ml (amêndoas, chocolate orgânico, chocolate amargo, açúcar mascavo orgânico)
Capuccino Funcional – 200ml
Composto por: café, chocolate orgânico, leite de castanhas e canela.
Chás Orgânicos 200ml
Camomila, erva-doce, capim-cidreira, chá branco, chá vermelho, chá verde, chá de folhas de oliva, chá do sol (desintoxicaste e calmante).
The Gourmet Tea – 200ml Nesta linha estão chás importados, como Baimudan White, Decaf North India Black, Ayurvedic Detox,Rooibos Bourbon, White Bergamot, Green Moroccan Minte, Green Citrus Garden, White passion.
Menu – Café Completo
Além das opções individuais, o cliente poderá optar pelo menu de café completo composto por:
Duas opções de pães, 2 opções de patês, biscoitos salgados, biscoitos doces, duas opções de geléias, mel e uma opção de doce.
Atendimento ao Segmento Institucional
Além do oferecer serviço direto ao consumidor, a Diaita também focará o atendimento para alguns setores do mercado food service como: serviços de alimentação de hospitais, restaurantes naturais, hotelaria e clínicas de nutrição.
Neste sentido já conta com um cliente especial e parceiro, o Le Manjue Bistrô, do Chef Renato Caleffi, primeiro restaurante a obter a certificação orgânica da capital paulista, especializado em gastronomia funcional, onde alguns produtos da Diaita estão no couvert. www.lemanjuebistro.com.br
SERVIÇO DIAITA -Padaria Artesanal sem glúten , sem leite Conceito em Alimentos Funcionais Atendimento: de terça a sexta: das 9hs às 19hs Sábados: das 10hs às 19hs Aceita Cartões:VISA, VISA VALE, MASTERCARD, AMEX. Sanitário para portadores de necessidades especiais: Estacionamento próprio Serviço Delivery Acesse o site, confira os ingredientes de cada produto, tabela nutricional, mais informações sobre os serviços, saúde, nutrição e conceito dos produtos da Diaita.www.diaita.com.br [email protected] Tel. (11) 2548-7550 Rua Padre Luciano, nº122 – Jardim França – próximo a Avenida da Cantareira, zona norte – São Paulo. |