Órgão das Nações Unidas promove distribuição dos “high energy biscuits”, supercalóricos e ricos em vitaminas.
Fonte: Jornal do Brasil por Joana Duarte
Órgão das Nações Unidas promove distribuição dos “high energy biscuits”, supercalóricos e ricos em vitaminas.
Oito dias depois do terremoto que devastou Porto Príncipe, a sobrevivência de 3 milhões de haitianos – um terço da população do país – ainda depende exclusivamente das agências humanitárias, particularmente do Programa Mundial de Alimentos da ONU (PAM), que coordena a distribuição de comida e bebida aos desabrigados.
Segundo a porta-voz Natasha Scripture, a maior parte da ração enviada ao Haiti pela agência é de biscoitos com alto valor energético, os chamados high energy biscuits (HEBs, no jargão humanitário), distribuídos ontem pela agência a 250 mil sobreviventes: “Uma gota no oceano, ante a enorme necessidade” enfrentada pelo país, como descreveu o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
A principal vantagem dos biscoitos, explica Natasha, é a facilidade na sua distribuição – pacotes podem ser jogados para a população dos carros ou até mesmo de helicópteros, já que são resistentes e vêm em embalagens individuais – além de não precisarem de qualquer preparo antes de serem consumidos.
Cada biscoito tem de 10 a 20 gramas. Uma porção de 100 gramas contém cerca de 450 calorias e 14 gramas de proteína, o equivalente a uma refeição. São feitos a base de farinha de trigo enriquecida com algumas das principais vitaminas, minerais e micronutrientes.
A pedido do JB, a nutricionista Maria Cristina Vaz examinou a lista de ingredientes contidos nos biscoitos energéticos, e concluiu que alguns deles estão em quantidade menor que a recomendada normalmente.
Para uma manutenção saudável dos tecidos do corpo humano, explica Maria Cristina, o organismo precisa de, no mínimo, cerca de 20 minerais por dia. Os biscoitos da PAM contêm 15 vitaminas e minerais.
– A vitamina C , por exemplo, está ligada à defesa do organismo e é extremamente importante no caso de uma catástrofe como esta. Na porção de 100 gramas, ela está abaixo do nível recomendado – afirma Maria Cristina.
Um adolescente precisaria de aproximadamente 2 mil calorias por dia para manter uma dieta saudável. Para sobreviver, seria necessário ingerir, no mínimo, cerca de mil calorias, taxa que varia dependendo do peso e da idade do indivíduo.
– O problema é que os haitianos já são desnutridos e não têm muita massa muscular ou gordura. Com a falta de alimentos, eles queimam a proteína do corpo. Então, os dez gramas de proteína do biscoito são muito pouco. Mas é claro que os HEBs são uma excelente ajuda, principalmente quando falamos de pessoas que praticamente não tinham nada para comer.